Uma variedade diferente

Existem grandes diferenças entre os diversos tipos de alho. São necessários 5 anos para produzir as sementes do Alho Martelo, esta cultura é manual e extremamente exigente. Existem poucos locais na República Checa indicados para o desenvolvimento das extraordinárias propriedades do Alho Martelo.

A região do Alho Martelo

Vista de uma paisagem checa - ideal para o cultivo do alho

O que distingue o Alho Martelo do alho vulgar?

Antes do Alho Martelo florir, cresce-lhe uma pequena cauda no topo, esta parece-se com uma pequena cabeça de martelo, o que dá origem ao nome do alho. O alho vulgar é plantado na Primavera e floresce no Verão, altura em que é colhido. E aqui começam as diferenças. O Alho Martelo nunca chega a florir. A floração rouba os nutrientes do alho o que faz com que o alho vulgar murche após pouco tempo. O Alho Martelo aguenta-se até dez meses, quando guardado em lugar seco e escuro.

O Alho Martelo é separado do caule

Após a colheita, seca-se o alho em grandes molhos durante três semanas. 
Depois corta-se o alho e deixa-se um caule com um comprimento de três a cinco centímetros.

Poucos locais são indicados para o cultivo de qualidade. A planta fica na terra durante três anos e é podada duas vezes antes da colheita, desta forma o alho obtido conserva todos os nutrientes. O Alho Martelo é colhido entre Julho e Agosto e as suas reservas são limitadas.

 

A paisagem de  Severoceský no noroeste da República Checa

Aqui se produz o vigoroso Alho Martelo. Esta região é atravessada pelo rio Ohre que, entre Litomerice e Lovosice, desagua no rio Elba. O navegável rio Elba desagua por sua vez a cerca de dez quilómetros de Hamburgo.

Zatec: Zona de terra arenosa onde não se planta Alho Martelo, no entanto, aqui cultivam-se outras variedades de alho.
Louny: Elogiada pelas suas cervejarias e pela  sua cerveja dourada. Nesta região planta-se muito Alho Martelo.
Libochovice: Grandes campos de alho e maçãs. Entre outras coisa existe aqui a destilaria que produz famosa Calvados.
Lovosice och Litomerice: Onde termina a região do Alho Martelo, zona de palácios antigos e locais de interesse cultural.
Nesta região encontram-se antigos campos de lúpulo, que infelizmente tendem a desaparecer devido à concorrência estrangeira e à diminuição da procura.

 

| Topo | Página inicial |

Última Actualização 2002-06-26