São necessários 5 anos para desenvolver o Alho Martelo, da semente até ao produto final 

Os alhos que são reservados para o cultivo são deixados intactos até o início de Setembro, altura em que produzem as suas sementes. Estas são pequenas e longas e fazem lembrar cominhos. No ano seguinte as sementes são guardadas segundo o seu tamanho, e apenas as que possuem uma cauda pilosa servem para o cultivo. No início de Outubro essas pequenas sementes são semeadas com extremo cuidado. Durante o terceiro ano formam-se cápsulas de sementes, que parecem pequenas bolas e têm 4 mm de diâmetro. As cápsulas de sementes são então plantadas num outro lugar. Durante o quarto ano formam-se pequenos dentes do tamanho de uma unha de mulher. De novo é necessário plantar estes dentes num novo lugar, mantendo uma distância de 20-25 cm. Finalmente, ao quinto ano, obtêm-se bolbos de Alho Martelo de primeira qualidade.

Alhos com cauda

Bolbos de primeira qualidade. Os dentes pesam entre 20 e 25 gramas

Cultivadores de alhos

 

Os bolbos são então certificados segundo as normas das autoridades checas para a agricultura. Quando um agricultor têm os seus bolbos certificados troca-os por outros bolbos, de um outro agricultor da área. 
Isto é feito para evitar más colheitas e doenças na produção no alho.

É necessária uma grande paciência para que o agricultor obtenha uma boa colheita. Cada agricultor tem que verificar as plantas pelo menos dez vezes durante cada época. O Alho Martelo é bastante sensível, ele pode desenvolver bem numa dada parte de uma aldeia e mal numa outra parte da mesma aldeia. O alho permanece na terra desde o final de Setembro  até Julho do ano seguinte, altura em que é colhido.

Alho Martelo com raízes e caule

Após três semanas de secagem são cortadas as raízes. É importante que o corte seja preciso, de forma  a que apareça um anel branco na base do Alho Martelo. Depois disto são cortados os longos caules deixando apenas um caule com cerca de três centímetros. 
Este caule é duro como um madeira, nenhuma outra variedade de alho forma um caule assim tão duro. À volta deste encontram-se entre 4 a 6  dentes de alho, maravilhosos, grandes e de cor azul lilás.

 

 

| Topo | Página inicial |